Controle se

Você fica nervoso/a quando se senta ao volante? Sente ansiedade ao dirigir? Em caso afirmativo, será necessário que tome medidas para controlar este nervosismo para poder dirigir sem nenhum problema. Dirigir não é uma brincadeira e sempre devemos ter precaução e respeito ao circular pela estrada, mas não podemos permitir que o medo nos supere
Instruções:
1
Ao começar a dirigir, é totalmente comum e lógico que nos sintamos nervosos ao volante, pois dirigir um veículo não é algo banal e devemos nos habituar a isso. No entanto, quando o nervosismo se converte em algo habitual e inclusive nos impede de circular, temos um problema.
O medo ou pânico de dirigir veículos é conhecido como amaxofobia, e a verdade é que sem necessidade de chegar até ao extremo deste transtorno, muitas pessoas -apesar de serem capazes e de estarem habilitadas para isso- ficam muito nervosas ao se sentar em frente ao volante. É por isso que é necessário saber como superar o medo de dirigir.
2
Consequentemente, é importante tomar medidas para reduzir este nervosismo que aparece ao dirigir, já que não só representa um problema para a pessoa que sofre dele, como também se converte em um risco para o resto dos motoristas e pedestres.
Se o estresse for produzido por causa de algum motivo em concreto, como poderia ser um trauma por acidente de trânsito no passado, será imprescindível atuar diretamente sobre a razão que está provocando o nervosismo ao dirigir. As pessoas que se encontram nesta situação provavelmente devem ir a um psicólogo ou médico especialista para obter ajuda e colocar em prática uma solução para o seu problema.
3
Em qualquer caso, existem algumas recomendações que poderão ser usadas antes de sair com o carro para se tranquilizar e conseguir superar a ansiedade. Portanto, um dos fatores mais importantes será controlar a nossa respiração para poder relaxar, pois apesar de respirarmos de forma inconsciente, é necessário fazê-lo corretamente. É por isso que a respiração abdominal é a mais apropriada para aprender a controlar o nosso nervosismo ao volante e diante de qualquer outra situação.
4
Algumas pessoas podem controlar o seu nervosismo ao dirigir se estiverem acompanhadas de outra pessoa para se sentirem mais seguras, por isso uma boa terapia pode ser pedir a alguém que faça a função de copiloto.
No entanto, outros se alteram mais quando estão acompanhados, principalmente, se ficam corrigindo ou interrompendo constantemente enquanto a pessoa dirige, por isso cada um deverá avaliar qual é a melhor opção.
5
Da mesma forma, será apropriado praticar em alguma zona segura, como um estacionamento ou um terreno vazio para pouco a pouco ir ganhando confiança ao volante. Posteriormente, deverão ser realizados trajetos curtos para se habituar ao trânsito na estrada sem supor um risco.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vamos direto ao assunto

3 principais perguntas que precisamos saber

Como evitar acidentes de carro