O que fazer em caso de aquaplanagem

aquaplanagem ocorre quando a água na pista faz com que o motorista perca o controle do carro. A pessoa que está dirigindo torna-se um mero telespectador da viagem, e o perigo de acabar em tragédia é grande. O veículo pode sair da pista, circular em contramão e até chocar com outro. Alguns fatores contribuem para aumentar a chance de aquaplanar, como pneus carecas e velocidade excessiva. Durante a época da chuva, você deve ficar alerta para evitar esta situação pois muitas estradas não possuem um bom escoamento de águas, chegando a formar poças muito perigosas. Se não vai a tempo de prevenir a aquaplanagem, o melhor é saber como agir para minimizar os danos. 
1
Para saber o que fazer em caso de aquaplanagem, é preciso primeiro saber reconhecê-la.
O primeiro indício de que o carro está aquaplanando é a sensação de flutuabilidade do eixo dianteiro, como se estivesse conduzindo sobre gelo e custasse muito pouco a virar. O segundo sinal é a perda de direção.
2
Se o automóvel se tornou muito leve de repente, o melhor é diminuir a velocidade. Para isso, tire o pé do acelerador e deixe que o carro abrande normalmente.
Não freie, pois isso faz com que você perca o controle e aumente a chance de acidente.
Dica: Para identificar o grau de risco de aquaplanagem, olhe pelo retrovisor. Se o rasto deixado pelos pneus na pista molhada é visível, o risco é baixo. Se esta marca não estiver tão nítida, o melhor é reduzir a velocidade pois há uma maior chance de acidente.
3
Se possível, aumente a distância entre o seu veículo e o veículo da frente. Este passo é importante para evitar colisões caso tenha de fazer manobras bruscas.
4
Acenda os faróis baixos para que os outros motoristas o vejam, e para você ver melhor o cenário em redor do veículo.
5
Mantenha o volante firme e reto para tentar controlar a direção ao máximo. Não tente virar nem acelerar até os pneus retomarem o contacto com o solo.
6
Redobre a atenção. Não deixe que o pânico se apodere e procure manter a calma e a concentração para sair desta situação sem chocar com outro veículo ou com algo no caminho.
7
Se conseguir parar o carro, não o faça em acostamentos pois o perigo de outros carros aquaplanarem e chocarem com o seu é muito alto.
8
O melhor remédio para a aquaplanagem é a prevenção.
Mantenha os pneus calibrados com a pressão correta, pois eles são responsáveis por manter o contacto do automóvel com a pista. Não circule com pneus carecas e lembre-se de conferir o estado geral do carro a cada 10 000 km. 
Dica: Para saber como evitar a aquaplanagem
Se temos de conduzir em um dia muito chuvoso ou com chuva intensa enquanto conduzimos um carro, devemos estar preparados para evitar uma situação de perigo como a aquaplanagem. A aquaplanagem é um fenômeno físico que se produz quando o condutor perde o controle do veículo, devido principalmente a dois fatores. O primeiro é a espessura da água que tenha na superfície em que circulamos, e o segundo é a velocidade do nosso veículo. A maior velocidade ou maior espessura da água pode Reconhecer a situação de aquaplanagem é bastante simples. A primeira coisa que percebe é a sensação de flutuabilidade do eixo dianteiro como se conduzisse sobre gelo e custasse muito pouco a virar. A segunda coisa é a perda de direção.

Para prever a quantidade de água que há na estrada, observe atentamente o estado da estrada.

Modere a velocidade em condições de chuva e conduza de forma muito suave, evitando travagens e mudanças de direção bruscas.

Se acontecer em linha reta, não faça nada com o volante, você só deve soltar o acelerador suavemente. Quando o carro diminuir a velocidade você recuperará o controle.facilitar o aparecimento da aquaplanagem.
Se isso acontecer numa curva, faça o mesmo que na reta com o pedal do acelerador e mantenha o volante voltado para traçar a curva em que você estiver. Nunca vire mais até recuperar o volante.

 Nunca trave numa situação de aquaplanagem. Pense que quando a roda recuperar o contato com a estrada, estará bloqueada e poderá perder facilmente o controle do veículo.
Adapte a condução ao estado de seus pneus e da estrada. A maioria dos pneus de primeiras marcas, quando estão em ótimas condições (novos), atingem a aquaplanagem quando se submetem a velocidades por volta dos 75 - 80 Km/h.

Verifique periodicamente o estado dos pneus e as pressões que o fabricante Verifique periodicamente o estado Verifique periodicamente o estado dos pneus e as pressões que o fabricante do veículo recomenda.

Quando mudar os pneus, tente montar os de fábrica, já que os principais fabricantes de veículos desenvolvem um pneu específico para cada modelo para que lhe proporcione as máximas prestações e segurança.

Evite os pneus mais econômicos e de marcas desconhecidas, pois no piso seco podem se comportar de forma correta mas no molhado costumam oferecer pouca ajuda e a aquaplanagem acontece muito antes. Pense que se são econômicos é porque em geral poupam em desenvolvimento.

Se deseja substituir seus pneus por outros mais largos ou de perfil mais baixo tenha em conta que a velocidade de início da aquaplanagem será mais baixa já que a maior largura ou rigidez de pneu irá dificultar a evacuação de água.
Se deseja ler mais artigos parecidos a Como evitar a aquaplanagem no carro, recomendamos que entre na nossa categoria de Carros.
Conselhos
  • Aumente a sua atenção ao volante e tente dispor da maior visibilidade possível.
do veículo recomenda.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vamos direto ao assunto

3 principais perguntas que precisamos saber

Como evitar acidentes de carro